Levantamento da Palo Alto Networks indica que os ataques ransomware e SaaS tendem a crescer colocando em risco os dados de pacientes

São Paulo – 19 de Setembro de 2017 – A Palo Alto Networks® (NYSE: PANW), empresa de segurança da próxima geração, anuncia hoje novas funcionalidades em sua solução de endpoint, o Traps Advanced Endpoint que amplia a prevenção contra ransomware. Entre as novidades, se destacam: o monitoramento de novas técnicas e do comportamento de ransomware e o bloqueio do ataque após a detecção, o impedimento que seja feita a criptografia dos dados do usuário.

Enquanto os ataques de ransomware continuam a crescer tanto em sofisticação, como em frequência, organizações estão trabalhando rapidamente para que a proteção seja efetiva conta o próximo ataque. De acordo com o Cybersecurity Ventures, o ransomware irá custar mais de US$ 5 bilhões em 2017 – mais de 15 vezes o custo de estragos causados em 2015.

Para se proteger da ameaça crescente de ransomware, a maioria das organizações implementa vários produtos de segurança de ponta e agentes de software em seus sistemas endpoint, incluindo um ou mais produtos antivírus legados. As proteções fornecidas por esses produtos baseados em assinatura apenas diminuem a velocidade dos ataques de ransomware, dos quais podem impactar e se espalhar por todas as organizações.

Quando combinado com a proteção de ransomware existente e outros recursos de prevenção de vários métodos, o Traps oferece proteção eficaz e ajuda as organizações a evitarem as perdas de produtividade associadas a dados inacessíveis. O Traps efetivamente protege os pontos finais com sua capacidade única de prevenção de métodos múltiplos combinando diversas técnicas defensivas, evitando ataques conhecidos e desconhecidos antes de comprometer os endpoints.

"Os ataques do ransomware continuarão a aumentar em frequência e sofisticação no futuro e com as novas capacidades introduzidas hoje na versão 4.1, o Traps é a alternativa capaz de parar preventivamente esses ataques e proteger o nosso modo de vida na era digital", afirma Lee Klarich, diretor de produto da Palo Alto Networks.

"O Traps 4.1 eleva a segurança do endpoint para nível ainda superior e agrega recursos inovadores para abordar o cenário da ameaça moderna. As funcionalidades de proteção ao ransomware adicionadas e a facilidade de implantação em clientes Windows e MacOS aumentaram a necessidade do Traps como um padrão necessário para qualquer organização que deseja manter uma estratégia efetiva de segurança de endpoint", diz Bryan Norman, diretor executivo da Norlem Technology Consulting.

Principais avanços introduzidos na Traps versão 4.1 incluem:

• A proteção baseada em comportamento do ransomware recebeu uma camada de prevenção de malware e recursos pré-existentes sem depender de assinaturas ou amostras conhecidas. Ao monitorar o sistema para o comportamento do ransomware, após a detecção, o Traps  bloqueia imediatamente o ataque e impede a criptografia de dados do usuário.
  • A proteção aprimorada da exploração do kernel protege contra novas técnicas de exploração usadas para injetar e executar cargas úteis mal-intencionadas, como as vistas nos recentes ataques WannaCry e NotPetya, ao impedir ataques avançados de iniciar a fase de exploração.
  • A análise local para MacOS® fornece proteção adicional contra ataques desconhecidos para uma base de usuários crescente deste sistema operacional.

DISPONIBILIDADE

O Traps versão 4.1 está disponível para clientes da Palo Alto Networks com contrato de suporte ativo.

Ricardo Varoli– ricardo@capitalinformacao.com.br

• 2001